Close

Sessões Plenárias

Saúde Mental: o futuro

by

Logo LKC

A Saúde Mental é um assunto cada vez mais falado e de maior importância. Porém, como devemos combater os problemas de uma forma mais eficaz? Qual poderá ser o nosso papel neste processo? E de que forma a ciência e a tecnologia nos poderão ajudar na prática clínica? Se estás interessado nestes tópicos, não podes perder esta Sessão Plenária para descobrir um pouco mais com especialistas da área.

Albino Oliveira-Maia

keynotes e plenarias-09

Especialista em Psiquiatria e atual Diretor da Unidade de Neuropsiquiatria do Centro Clínico Champalimaud.

 

É coordenador de diversos projetos de doutoramento, primeiro autor em inúmeros trabalhos de investigação e Professor Auxiliar Convidado na NOVA Medical School.

Henrique Prata Ribeiro​

keynotes e plenarias2-09

Médico Psiquiatra no Hospital Beatriz Ângelo e Assistente na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.

 

É também Coordenador da Comissão de Saúde Mental do Health Parliament Portugal.

Pedro Morgado

keynotes e plenarias3-09

Investigador e médico especialista em Psiquiatria no Hospital de Braga e Professor de Psiquiatria e Comunicação Clínica na Escola de Medicina da Universidade do Minho, onde é Vice-Presidente.

 

Membro da Direção do Colégio de Especialidade de Psiquiatria da Ordem dos Médicos e da Direção da Sociedade Portuguesa de Comunicação Clínica.

 

Em 2021, venceu o FLAD Science Award Mental Health.

Filipa Novais (Moderadora)

Doutorada em Medicina, com especialização em Psiquiatria e Saúde Mental pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.

 

Assistente Hospitalar no Centro Hospitalar Lisboa Norte desde 2018 e Professora Auxiliar Convidada de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, desde 2020.

Saúde Digital

by

CSL-Behring-Logo

Com a realidade pandémica que vivemos atualmente, o conceito de saúde digital tornou-se ainda mais importante, promovendo a universalidade do acesso aos cuidados de saúde, quer a nível hospitalar, quer individual. Tens interesse em descobrir quais as vantagens da introdução de novas soluções digitais na área da saúde? Gostavas de ter um percurso profissional relacionado com a medicina e tecnologia? A Sessão Plenária “Saúde Digital” trará respostas às tuas perguntas com um painel de oradores excecional. Terás oportunidade de ouvir diversas perspetivas sobre este tema e adquirir uma nova visão sobre a aplicação das novas tecnologias na área da saúde.

Henrique Martins

keynotes e plenarias4-09

Especialista em Medicina Interna, Mestre em HIV/SIDA pela Universidade de Barcelona e Doutorado em Gestão pela Universidade de Cambridge.


Foi Presidente do Conselho de Administração dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, EPE entre 2013 e 2020.

José Paulo Carvalho

keynotes e plenarias5-09

Formado em Teologia pela Universidade Católica Portuguesa e especializado em Ciências Documentais pela UL, conta também com um Executive MBA, pela AESE/IESE.

 

Sócio Fundador e Presidente do Conselho de Administração da Hope Care, a primeira empresa nacional do setor do Telecuidado, fundada em 2012.

Miguel Amador

keynotes e plenarias6-09

Regional Manager do EIT Health InnoStars em Portugal.


Concluiu o Mestrado em Engenharia Biomédica pelo Instituto Superior Técnico, doutorou-se posteriormente em Sistemas de Bioengenharia pelo MIT Portugal e IST.

Duarte Sequeira (Moderador)

Diretor de Operações e fundador da UpHill, sendo responsável por supervisionar a implementação das equipas de de engenharia e produção de conteúdos.

 

Colaborou com o SPMS e é assistente convidado na Universidade da Beira Interior e estudante de Doutoramento em Information Science and Technology.

Comunicação em Saúde

by

Menarini fundo transparente

Nos últimos anos a relação médico-doente e toda a comunicação envolvida na prestação de cuidados de saúde tem evoluído gradualmente. Quer seja em contexto de consulta, no âmbito da comunicação de saúde nos mass media e até na promoção da literacia em saúde junto das populações, a comunicação é um aspeto fundamental e transversal às diversas facetas da medicina. Nesta Sessão Plenária, poderás conhecer um pouco melhor o mundo da comunicação, as várias formas de atuação e de que formao conhecimento sobre esta área tem evoluído, quer a nível nacional, quer internacional.

Duarte Vital Brito

keynotes e plenarias12-09

Especialista em Saúde Pública com especialização em comunicação em saúde e gestão de infodemia.

Tem um Mestrado em Saúde Pública e Desenvolvimento e pós-graduações em visualização de dados e comunicação em saúde pública.

É Professor convidado na Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica de Lisboa, membro da Direção da Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública e formador e consultor de comunicação em vários projetos na área da saúde.

Felisbela Lopes

keynotes e plenarias11-09

Doutorada em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho. Atualmente é Professora Associada com Agregação no Instituto de Ciências Sociais na mesma Universidade.

É investigadora nas áreas da informação televisiva com enfoque no serviço público de media, jornalismo político e ainda a comunicação e o jornalismo de saúde.

Foi Pró-Reitora para a área de Comunicação na Universidade do Minho e atualmente é comentadora residente da RTP e colunista semanal do JN.

Nelson Pereira

keynotes e plenarias10-09

Especialista em Medicina Interna e atual Diretor da Unidade Autónoma de Gestão de Urgência e Medicina Intensiva do Centro Hospitalar Universitário de São João.


Formou-se na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, tendo sido docente nessa instituição.

Foi Diretor do Departamento de Emergência Médica do INEM, Coordenador Nacional de Emergência Médica do Euro 2004, membro do Conselho Estratégico do SNS24 e participou em múltiplas missões internacionais em contexto de catástrofe.

Vera Novais (Moderadora)

keynotes e plenarias13_Prancheta 1

Jornalista científica em Portugal. É jornalista no Observador e freelancer para os media internacionais. O seu trabalho tem-se focado essencialmente nas áreas da ciências da vida, saúde e política científica, tentando minimizar as fake news.

 

Presidente da SciComPt – Rede de Comunicação de Ciência e Tecnologia de Portugal e é membro da International Science Writers Association.

Futuro do Serviço Nacional de Saúde

by

jsn_logo_jj_horz_color_rgb

Nos últimos anos tem sido discutido o estado do SNS e o seu futuro. Esta discussão tornou-se mais premente com a pandemia COVID-19 e com a crise climática que vivenciamos. Desde dúvidas quanto à sustentabilidade financeira do Sistema Nacional de Saúde, bem como a reorganização de recursos humanos e/ou materiais, este tema está na ordem do dia e merece atenção e discussão por parte dos futuros médicos.

Daniel Ferro

O Dr. Joaquim Daniel Lopes Ferro é licenciado em Direito pela Faculdade de Direito de Lisboa e pós-graduado em Administração Hospitalar pela Escola Nacional de Saúde Pública.

 

Ao longo do seu percurso profissional desenvolveu para além de funções de docência em cursos de mestrado e pós graduação em várias instituições universitárias, públicas e privadas e assegurou funções de administrador hospitalar.

 

Atualmente é presidente do conselho de administração do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Norte. Foi presidente do conselho de administração do Hospital Garcia de Orta entre 2010 e 2019 e vogal do conselho de administração do Centro Hospitalar Lisboa Central, E.P.E., de 2007 a 2010.

Pedro Bastos

O Dr. Pedro Bastos exerce, atualmente, funções de Administrador da Cluster Descobertas da CUF.

 

Entre 2016 e 2019 foi presidente do conselho de administração do Hospital de Vila Franca de Xira, tendo uma vasta experiência na área da gestão financeira e planeamento estratégico.

Raquel Duarte (Moderadora)

Raquel Duarte é médica pneumologista com formação académica em Saúde Pública e Economia da Saúde. Foi Secretária de Estado da Saúde do XXI Governo Português.

 

É Pneumologista do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho, Professora Auxiliar convidada da Faculdade de Medicina e investigadora doutorada do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto, responsável pelo Grupo de Investigação em Doenças Infecciosas do Instituto de Saúde Pública do Porto.