Close

Sessões Plenárias

Por uma Medicina Mais inclusiva

Gostavas de ficar a conhecer mais sobre a igualdade e inclusão aos cuidados de saúde? Apesar de serem direitos constitucionais, nem sempre são garantidos. Da acessibilidade aos espaços físicos à preparação dos profissionais de saúde para lidar com as variadas características psicossociais, os serviços de saúde devem adaptar-se às necessidades dos utentes. Para explicar estas temáticas e capacitar os Estudantes de Medicina, teremos a Dra. Zélia Figueiredo, psiquiatra especialista em sexologia que acompanha pessoas com disforia de género; a Dra. Maria José Vicente, membro da Rede Europeia Anti-Pobreza; e a Dra. Sofia Viamonte, médica fisiatra, diretora do Centro de Reabilitação do Norte.Se estás interessado nestes tópicos, não podes perder esta Sessão Plenária para descobrir um pouco mais com especialistas da área.

Por uma Medicina mais Tecnológica

Como deve ser usada a tecnologia no contexto da consulta médica? De que forma a presença dos médicos nas redes sociais altera a sua relação com os doentes? A relação médico-doente alterou drasticamente nas últimas décadas com a introdução de tecnologia na relação médico-doente. Apesar dos vários benefícios, esta evolução também trouxe obstáculos nesta relação.

Internato Médico

O Internato Médico é uma fase fundamental na carreira clínica e, a nível do SNS, os internos são um pilar importante no seu funcionamento. Nesta plenária, iremos discutir os vários aspetos do internato - o processo de entrada, às condições laborais, ao momento da especialização - com membros de algumas das entidades que participam neste processo. Para debater esta temática, teremos o Dr. Miguel Guimarães, Bastonário da Ordem dos Médicos; o Dr. Tiago Gonçalves, vogal do Conselho Diretivo da Administração Central do Serviço de Saúde (ACSS); por fim, também teremos a participação do Prof. Dr. Serafim Guimarães, antigo Presidente do Conselho Nacional do Internato Médico (CNIM).