PARALELAS

Carreiras Alternativas

E se o teu futuro não passar por um meio hospitalar? Já pensaste em seguir um caminho diferente? Desde a consultoria, indústria farmacêutica e até mesmo à política. Se gostavas de descobrir mais sobre o dia-a-dia destas 3 carreiras alternativas e como ingressar nestas, inscreve-te nesta sessão paralela!

Consultoria – Dr. Ricardo Racha Pacheco

Indústria FarmacêuticaDr. Diogo Magalhães

*sábado, 17 OUT

Com apoio:

Gestão Hospitalar

Nem só de Medicina vive o hospital. Uma boa gestão dos serviços hospitalares permite não só o melhor cuidado dos doentes como também a correta alocação de recursos. Como funciona a integração e como é a relação habitual entre as equipas administrativas e clínicas? Quais as diferenças entre o diretor clínico e o administrador hospitalar? Como funciona o serviço de recursos humanos de um hospital?

Dr. Luís Pinheiro

*sábado, 17 OUT

Com o apoio:

Public Speaking

Sempre tiveste receio de apresentar os teus trabalhos no secundário? Sempre que tens de falar para um público ficas nervoso/a e esqueces-te do que tinhas para dizer? Queres, simplesmente, aprender técnicas de persuadir o público e de melhor transmitir a tua mensagem? Então esta Sessão Paralela é ideal para ti. A Speak and Lead traz-te uma sessão onde poderás aprender isto tudo e muito mais! Vais querer perder?

Com o apoio:

Sexualidade na Consulta

Sabes como abordar os assuntos da sexualidade em consulta? Sentes-te à vontade com estes assuntos? Nesta sessão Paralela vais aprender técnicas para abordar esta temática e promover a saúde sexual. Pretendemos abordar os múltiplos aspetos da sexualidade, preparando os futuros médicos para estas situações. 

Manuel Fernandez Esteves, MD, PhD

Nutrição Clínica, uma aliada terapêutica

Nesta sessão pretendemos que os participantes possam conhecer melhor o âmbito da nutrição clínica e da malnutrição associada à doença, bem como os diferentes conceitos e terminologia utilizada, a sua implementação na intervenção nutricional e prática clínica e as soluções disponíveis. 

Dra. Célia Lopes

*sábado, 17 OUT

Com o apoio:

Burnout nos Estudantes

Uma realidade que os estudantes se deparam várias vezes ao longo do seu percurso académico é o Burnout. Muitas vezes não o reconhecemos, muitas vezes não sabemos como agir. Já te sentiste em Burnout? Conheces alguém que já tenha estado? Queres conhecer mais sobre o tema?

Dr. Pedro Morgado

*domingo, 18 OUT

Com o apoio:

Dor Crónica e Cuidados Paliativos

A dor é uma entidade complexa, subjetiva e sujeita às particularidades de cada indivíduo. É a principal queixa dos doentes junto de profissionais de saúde. A sua complexidade é variável, aumentando com o tempo. Como devemos, então, abordar o tratamento da dor crónica? Especialmente em contexto de cuidados paliativos. Prova-se, portanto, importante debater a evolução dos cuidados paliativos em Portugal e o direito de acesso aos mesmos. Vem saber mais sobre estes tópicos nesta sessão!

O Papel da Prescrição Off-Label – Prof. Dr. Ricardo Fernandes

O que há para além da Bula? O Código Deontológico da Ordem dos Médicos estabelece que o médico tem liberdade de escolha dos meios de terapêutica. Contudo, o uso off-label de medicamentos verifica-se cada vez mais em todo o mundo. Por isso, enquanto futuros médicos, devemos conhecer esta realidade e perceber os seus riscos e benefícios.

Prof. Dr. Ricardo M. Fernandes

Violência Doméstica

A violência doméstica é um tema que, apesar de muito falado, continua muito atual e presente nas vidas de muitos profissionais. É por este motivo que se torna necessário informar e consciencializar tanto os doentes como os médicos acerca desta temática para que possamos saber agir corretamente nestas situações. Enquanto futuro médico estás preparado para lidar com casos de violência doméstica? Sabes reconhecê-los em contexto de consulta? O que fazer nestas situações?

*sábado, 17 OUT

NOBOX – Bem estar e inteligência emocional

Além do impacto de lidar com doentes e familiares em situações vulneráveis, trabalhar na área da saúde tem-se tornado cada vez mais um fator de risco para o bem-estar dos profissionais. A exigência de trabalho com cargas horárias impensáveis, condições de trabalho desadequadas e até sacrifício pessoal para conseguir dar aos doentes os melhores cuidados possíveis, são propícios a reações emocionais negativas que afetam o estado do próprio e dos que estão à sua volta. Neste workshop vamos abordar autoconhecimento e autoregulação emocional e irás aprender a usar ferramentas de inteligência emocional.

Com apoio:

NOBOX – Liderança e Gestão de equipas

A capacidade de trabalhar em equipa é uma soft skill fulcral, não só enquanto estudante de Medicina, no âmbito do associativismo ou na própria interação com colegas e professores, mas sobretudo enquanto profissional de saúde, que exige um trabalho conjunto em prol do doente. Assim, o sucesso dos outcomes na área da saúde, dependerá muito da forma como toda a equipa se articula, como resolve conflitos e como gere as forças e fraquezas de cada elemento, de modo a atingir os objetivos de forma eficaz e eficiente. Neste workshop serão abordadas algumas das ferramentas existentes para que esta interação de equipa seja feita da forma mais profícua possível.

Com apoio: