Sessões Plenárias

  • Home
  • /
  • Sessões Plenárias

Sessão Plenária I – Curriculum Vitae em Medicina

Sábado, 11 de novembro às 9h30

Orador: Dr Miguel Pereira, Espaço para a Investigação

Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa desde 2010, cedo desenvolveu trabalho na área de investigação em Saúde, tendo também concluído um segundo mestrado em Biostatística. Participou no primeiro Training Program do projeto Harvard Medical School – Portugal Program, desempenhou funções na Harvard Medical School em Boston e fundou a Portuguese Biostatistician Network, uma rede que visa dinamizar e facilitar a comunicação entre os (bio)estatísticos portugueses.

Atualmente trabalha para o doutoramento, pelo Imperial College de Londres, no National Hurt and Lung Institue.

 

Orador: Prof Drª Maria Amélia Ferreira, Multidisciplinariedade do Curriculum

Maria Amélia Ferreira, primeira mulher, e atual, Diretora da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) e Coordenadora do Conselho de Escolas Médicas Portuguesas.

Nascida a 27 de fevereiro de 1955, em Vila Nova de Gaia, Maria Amélia Ferreira licenciou-se em 1978 pela FMUP. Obteve o Doutoramento pela U.Porto em 1985, tendo ocupado o cargo de professora catedrática da FMUP em 1993. Conquistou, cinco anos depois, pela Universidade de Cardiff, o “Postgraduate Diploma” em Educação Médica, sendo Mestre nesta área científica pela Universidade de Lisboa, desde 2000. Promoveu também os Programas Intergovernamentais de Cooperação na área da Medicina entre Portugal e Angola e a constituição da Rede de Educação Médica em Língua Portuguesa. A sua vasta experiência no âmbito da Educação Médica, aquém e além-fronteiras, valeu-lhe, em 2011, o Prémio Educação da Fundação Calouste Gulbenkian

 

Orador: Drª Paula de Jesus, Do Curriculum ao Emprego

Desde dezembro de 2016, Diretora Médica da MSD Portugal. Previamente assumiu as posições de Chief Scientific Officer na Novartis, Diretora Médica na Amgen biofarmacêutica e de Medical Advisor na Pfizer Licenciada em Medicina pela Universidade Nova de Lisboa (1989), Especialista em Saúde Pública (1995) e Competência em Medicina Farmacêutica pela Ordem dos Médicos (2011). Iniciou o seu percurso profissional nos Hospitais Civis de Lisboa e posteriormente na Administração Regional de Lisboa e Vale do Tejo e Direção Geral de Saúde. Ingressou na Indústria Farmacêutica em 1996, enquanto Clinical Research Manager na Schering-Plough Farma.

 


Sessão Plenária II – iNOVAR: Tecnologia, Inovação e Futuro

Sábado, 11 de novembro às 12h00

Orador: Eng Joaquim Cunha, Health Cluster Portugal

Joaquim Magalhães da Cunha, nasceu em Braga, em 1959, licenciou-se em Engenharia de Sistemas de Informática pela Universidade do Minho, em 1982.

Para além de atividade de consultadoria orientada ao desenvolvimento empresarial, foi membro do conselho de administração da Pronefro – Produtos Nefrológicos, empresa de referência nacional na área dos dispositivos médicos para hemodiálise, e participou na fundação, em 2005, da NanoLogic – Tecnologias de Nano e Micromoldação, empresa pioneira a nível mundial na microinjeção bi-material.

Nos anos mais recentes esteve particularmente envolvido no processo de construção do Health Cluster Portugal, sendo atualmente seu Diretor Executivo.

 

Orador: Prof Dr Henrique Martins, SPMS

Doutorado em Gestão pela Universidade de Cambridge, Mestrado em HIV/SIDA pela Universidade de Barcelona e Licenciado em Medicina pela Universidade Nova de Lisboa. Médico Especialista em Medicina Interna no Hospital Fernando Fonseca. É Presidente do Conselho de Administração da SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, E.P.E.. É Professor Auxiliar Convidado e coordenador da unidade curricular de Gestão e Liderança em Saúde na FCS-UBI, sendo ainda Coordenador de Programas na área da Saúde da CATÓLICA-LISBON, onde é Professor Auxiliar Convidado.

 


 

Sessão Plenária III – Novo Modelo de Prova: o que muda?

Sábadi, 11 de novembro às 17h00

 

Doutor Miguel Cabral, Ordem dos Médicos

Professor Doutor Roberto Palma Reis, Comissão Nacional da Nova Prova de Seriação

Doutora Alexandra Rodrigues, Conversas do Harrison

Moderação: Ana Luís Falcão, Revista FRONTAL